quarta-feira, 9 de novembro de 2016

20 frases que um praticante de religião de Matriz Africana já ouviu pelo menos uma vez na vida

Na onda das listas; inspirado pela matéria do Jornal Hoje em Dia de BH da última terça (8/11), em que meu irmão falou sobre a experiência pessoal (que é a minha e dos meus familiares) de ser de uma religião de matriz africana; por causa do tema da redação do Enem, fiz uma lista das 20 coisas que mais ouvi na minha vida por ser umbandista. Acredito que muitos e muitas adeptos/as de religiões de matrizes africanas passaram por pelo menos uma dessas situações. Vamos a elas:


1-) Macumba é do demônio, né?
2-) Vocês matam animais para fazer o mal?
3-) E esse negócio de trabalho... É verdade?
4-) Vocês acreditam mesmo nessa coisa?
5-) Vocês são politeístas, não é?
6-) E depois que vocês morrerem, vocês não vão para o Céu?
7-) Vai na minha igreja qualquer dia para você conhecer melhor.
8-) Mas Umbanda (Candomblé, etc) não é religião. Olha só o Catolicismo. Ele é. Tem uma estrutura que a gente pode chamar de religião.
9-) Não conta para a minha mãe que você é macumbeiro não, ok?
10-) Você não acha que nosso filho vai crescer nisso aí não, né?
11-) Eu tenho medo do que você pode fazer comigo. Vai que você um dia faz um trabalho para mim.
12-) Eu tô com encosto?
13-) Mas você precisa usar essas cores mesmo?
14-) Por que não pode encostar nesse colar seu? É só um colar!
15-) Mas e esse negócio de Exu?
16-) Pombagira é puta, né?
17-) Uma vez eu até fui num terreiro. Mas aí começou umas coisas esquisitas a acontecer, pensei que era o capeta.
18-) Vocês põem comida para o santo e ele come?
19-) E esse negócio de Orixá? Como vocês descobrem?
20-) Mas eu não sabia que você era tão ligado nessas coisas de esoterismo.

Um comentário:

  1. Essa lista é muito da nossa realidade e pior é na maioria das vezes ouvimos as maioria das vezes ouvimos esta besteira do mais próximos,desta lista eu já respondi varias outras eu ignorei para não ri de tamanha ignorância das pessoas,quando o assunto é a fé alheia quando você não conhece algo afundo sobre esta religião não fala nada não,ou diga não tem opinião sobre isso por desconhecer é melhor ! Olha irmão que essa lista é bem maior faça uma enquete entre os amigos umbandistas ou de qualquer religião de matriz africana,você ver cada pergunta dá quase um livro !

    ResponderExcluir